Diariamente temos que lidar com diversas situações e desafios onde
trabalhamos. Ter habilidade para saber contornar todos os obstáculos que
aparecem na nossa jornada de trabalho, é o que nos diferencia, e nos
faz vencer estas adversidades.
Hoje iremos falar sobre 7 habilidades, que todos profissional precisa
desenvolver, para se destacar no mercado de trabalho, podendo se tornar
mais valioso, aumentando assim as chances de promoção, e até atrair
mais potenciais empregadores.
Podemos dizer que, infelizmente muitos trabalhadores conhecem apenas
habilidades úteis para desenvolver as tarefas de suas área de atuação, e
não desenvolvem competências gerais, que são muito importantes, não
tendo a possibilidade de galgarem um crescimento profissional, já que
não deixam de serem notados pelas lideranças das organizações.
Segue a lista das 7 habilidades que todos nós profissionais devemos
desenvolver, para almejar algo muito melhor para nossas carreiras:
1. Comunicação eficaz
Não importa que você é, qual cargo ocupa, onde trabalha ou de qual
área é, a comunicação será um fator crítico para o sucesso final, seja
dando informações a um cliente, informando suas necessidades a um
superior ou colaborando com um colega de trabalho.
No mundo de hoje, temos várias formas de comunicação, mas saber
comunicar, de forma clara, e fazendo com que todos saibam o que você
está dizendo, é algo fundamental. Diga o que você de forma clara,
precisa e adequada, buscando a máxima eficiência na suas mensagens e
escolhendo a forma mais adequada, para que a mensagem chegue ao seu
destinatário de forma objetiva.
2. Organização e gestão
Ter habilidades organizacionais podem ajudá-lo a lidar melhor com as
responsabilidades, e garantir que elas sejam executadas corretamente.
Ser organizado significa que você vai ser mais propenso a começar a
trabalhar em tempo, priorizar suas tarefas de forma eficaz e buscar
soluções para os problemas antes que se quer eles se tornem problemas.
Já as capacidades de gestão, também são uteis em qualquer posição, te
auxiliando melhor na gestão de seus recursos, tempo e carga de
trabalho.
3. Negociação
A negociação é uma ferramenta útil em qualquer posição, e saber
usá-la durante o processo de entrevista de emprego, por exemplo, pode
garantir uma melhor recolocação, melhor salário ou benefícios mais
competitivos.
Na realização de suas funções, dentro do ambiente de trabalho, você
pode usar a negociação, para fins óbvios, como garantir novos clientes,
conseguir uma promoção com potenciais parceiros, também é útil para
diminuir algumas possíveis resistências e reduzir os custos totais
operacionais. Saber negociar bem, beneficia a todos.
4. Pensamento crítico
O pensamento crítico, é um processo que nos permite resolver
problemas, encontrarmos e corrigirmos as potenciais deficiências, e
possíveis falhas em um determinado ambiente. Ele nos permite soluções
mais criativas, avaliações mais rápidas de situações desagradáveis, e
ajudar a conhecer padrões de comportamento em grandes sistemas,
auxiliando na melhor forma de colocar tudo “nos eixos”.
5. Trabalho em equipe e saber delegar funções
Enquanto algumas posições contam somente com uma pessoa, em
determinado momento da realização de suas funções, surgirá, em algum
nível, o trabalho em equipe, para gerenciar no local de trabalho, além
de saber delegar funções aos seus subordinados.
Saber como trabalhar com todos os profissionais, de forma eficaz, e
buscando extrair o melhor de cada profissional é uma habilidade
fundamental, para o sucesso em qualquer área.
6. Pesquisa e análise
Saber onde e como encontrar informações, analisa-las e reconhecer
padrões chaves, é essencial para qualquer profissional, e de qualquer
área de atuação.
7. Confiança
Esta pode ser uma habilidade que muitos veem como algo pessoal, porém
ela pode ser desenvolvida. Cada um pode aumentar sua confiança em
algumas áreas. Isso é possível através da prática, pois quanto mais
vezes se faz algo, mais confiança vai se adquirindo, e cada vez mais se
torna prazeroso realizar aquela tarefa.
Trabalhar sua linguagem corporal, ter pensamentos positivos, também
ajudam a se tornar uma pessoal mais confiante, o que acaba refletindo no
lado profissional consequentemente.
Esperamos que esses pequenos tópicos auxiliem no desenvolvimento
destas habilidades, e que todos possam utilizá-las no sua dia-a-dia,
tornando-se profissionais de mais, e mais sucesso.
Fonte: HMDoctors
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