Um acidente entre dois caminhões bloqueou totalmente os dois sentidos da rodovia Castello Branco durante cerca de quatro horas na manhã desta terça-feira (18), na região de Itapevi (a 40 km de São Paulo). Uma pessoa morreu e outra ficou ferida.
Segundo a concessionária, o compartimento que carregava o produto se rompeu, o que provocou vazamento do ácido e liberação de fumaça tóxica. O acidente aconteceu por volta das 6h20 no sentido interior da via. Um caminhão bateu na traseira de outro, que transportava ácido clorídrico, informa a CCR ViaOeste, responsável pela estrada, que liga a capital paulista ao interior do Estado.
Três carros do Corpo de Bombeiros foram até o local. O motorista de um dos caminhões morreu no lugar do acidente. O condutor do outro veículo foi levado em estado grave pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, para o pronto-socorro do Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital.
Por volta das 10h30, a pista sentido São Paulo foi desbloqueada e a sentido interior foi parcialmente liberada. Às 12h, o motorista encontrava lentidão entre o km 27 e km 32, em direção ao interior.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi acionada para orientar as equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária sobre como pôr fim ao vazamento e realizar a limpeza do local.
O ácido clorídrico é tóxico e deve ser manuseado com cuidado. A fumaça liberada por esse produto químico é sufocante e corrosiva. Esse ácido é usado na produção de tintas e corantes, na indústria alimentícia e na extração de petróleo.
0 comentários:
Postar um comentário