Dilma entrega certificados para estudantes TST do Senai-MT

O técnico em Segurança do Trabalho, Rodrigo Dario, de 18 anos, mal conseguia esconder o nervosismo ao receber o abraço da presidenta da república, Dilma Rousseff, durante a formatura dele e de mais 799 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na tarde de hoje (24/04), em Cuiabá. Ele subiu ao palco não apenas para receber o certificado de conclusão do curso, mas para assinar a carteira de trabalho na profissão que elegeu para exercer. “Fiquei muito emocionado, afinal, esse é o começo do meu sucesso profissional”.
 
Durante a cerimônia, dois estudantes do Senai-MT tiveram a carteira assinada por empresas mato-grossenses.  A técnica em Segurança no Trabalho, Thiane Gomes de Jesus, de 19 anos, começou a estagiar seis meses depois de iniciar o curso, chegou a ser contratada como auxiliar técnica e agora, com o diploma na mão, passa a assumir a função que sempre quis. “É só me dedicar para crescer ainda mais”. O proprietário da empresa na qual ela foi contratada, Elson Pedro, disse estar bastante satisfeito. “É muito bom quando alguém que começou a carreira na nossa empresa pode continuar conosco. Tenho certeza que ela está preparada para o novo desafio”.


A presidenta parabenizou aos estudantes pelo esforço empenhado em buscar uma profissão e aos professores que têm papel fundamental na formação destes jovens, como profissionais e cidadãos. Ela também salientou a importância do Pronatec na melhoria da mão de obra e preenchimento das vagas de trabalho nas indústrias, o que reforça as bases da economia do país. “Eu faço questão de participar das formaturas do Pronatec porque considero o programa uma prioridade para as pessoas de todas as idades, uma prioridade para se construir um Brasil melhor. Esses cidadãos que se formam aqui hoje são vitoriosos e representam o arco de força que levará o Brasil para frente”.
 
Além da presidenta, o evento contou com a presença do ministro de Educação, Henrique Pain, ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, ministro de Cidades, Gilberto Occhi, governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, prefeito municipal, Mauro Mendes e do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, entre outras autoridades. Pain ressaltou a importância da educação na transformação humana. “Um aluno em sala de aula é um jovem a menos nas ruas. As grandes mudanças precisam ser pautadas pela educação”.
 
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, que já foi presidente do Sistema Fiemt e do Conselho Regional do Senai-MT, disse estar honrado em participar da cerimônia de formatura de tantos estudantes que estão começando a carreira profissional neste momento. “Durante seis anos à frente da Federação das Indústrias, nós vimos muitas lutas, e uma delas é pela qualificação da mão de obra no país. Eu já pude presenciar boas coisas sendo feitas em no Brasil, mas o Pronatec é, sem dúvida, um dos melhores programas dos últimos anos. Um programa de oportunidades que permite a milhares de jovens construírem um futuro melhor”.
 
A oradora da formatura, concluinte do curso técnico em Edificações do Senai-MT, Graziele de Queiroz, já saiu do curso contratada por uma das maiores construtoras de Mato Grosso e disse estar apaixonada pela profissão que escolheu.  “Essa paixão pela minha profissão me faz crescer ainda mais. Eu falo com entusiasmo porque eu venci e sei da luta de cada um aqui que pode comemorar, hoje, mais uma vitória na vida. Estou muito feliz e tenho certeza que todos estão”.
 
Para o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, a presença da presidenta na formatura dos estudantes do Senai-MT é mais um reconhecimento de todo o trabalho em educação profissional realizado no Estado. A instituição ficou em segundo lugar no país, em 2013, em oferta de cursos do Pronatec. “Foram 63 mil estudantes que puderam desfrutar da estrutura e da qualidade educacional do Senai-MT, gratuitamente, e ainda com auxílio estudantil. Esse é um avanço sem precedentes e que contribuirá muito para o desenvolvimento do setor industrial no Estado”.  


Fonte: cenariomt.com.br





Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário